Porto Itapoá amplia estrutura com investimento bilionário e mira liderança na América Latina

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Itapoá (SC) — Um dos portos mais modernos do Brasil, o Porto Itapoá inicia uma nova fase de expansão com um plano ambicioso: alcançar a liderança em eficiência e capacidade operacional na América Latina até 2033. Para isso, o terminal localizado na Baía da Babitonga vai receber investimentos de R$ 500 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
O projeto inclui o crescimento contínuo da infraestrutura, com ampliação do pátio, aquisição de equipamentos de ponta e foco em tecnologia e sustentabilidade. A meta de curto prazo é consolidar o Porto Itapoá entre os quatro maiores do Brasil.
Crescimento estratégico com foco em inovação
Atualmente, o terminal conta com um pátio de 455 mil m², capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e movimenta até 1,8 milhão de TEUs por ano. Com a nova fase da expansão, serão adicionados mais 120 mil m² ao pátio, além da incorporação de equipamentos de última geração.
Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, destaca que a estratégia é acompanhar o ritmo de crescimento do comércio nacional e internacional:
“A expansão vai nos permitir atender com ainda mais eficiência a crescente demanda logística. Teremos um terminal ainda mais competitivo, sustentável e alinhado com as exigências globais”, afirma.
Modernização e sustentabilidade na prática
Um dos destaques da nova fase é a chegada do oitavo portêiner do terminal — equipamento essencial para movimentar contêineres em navios de grande porte. Apenas com a ativação do sétimo portêiner, ocorrida em agosto deste ano, o porto registrou aumento de 15% na produtividade.
A modernização inclui ainda a aquisição de 12 novos RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto, somando-se aos 10 já em operação. Itapoá foi o primeiro terminal da América do Sul a utilizar essa tecnologia. Os RTGs são híbridos, contribuindo para redução no consumo de combustível e emissões de carbono.
Outro reforço na frota será a chegada de nove novos Terminal Tractors (TTs), caminhões utilizados na movimentação interna de contêineres. Hoje, o Porto Itapoá já opera com 49 unidades, sendo 20 elétricas — a maior frota do Brasil nessa categoria. Toda a energia usada para recarregamento é 100% renovável, refletindo o compromisso ambiental da operação.
Além disso, o número de tomadas para contêineres refrigerados (reefers) passará para 4.038 pontos, tornando Itapoá o terminal com maior capacidade em Santa Catarina e o segundo maior do Brasil nesse segmento.
Obras em ritmo acelerado
O pacote de expansão também prevê a ampliação do cais em mais 400 metros, alcançando 1.200 metros de comprimento total, o que permitirá a atracação simultânea de três navios de grande porte. A obra já conta com licença de instalação emitida pelo Ibama.
Outro avanço importante é o projeto de dragagem do canal de acesso, que vai aumentar a profundidade de 14 para 16 metros, permitindo a chegada de navios com até 366 metros de comprimento. O investimento previsto para essa obra é de R$ 300 milhões. A licitação já foi realizada pelo governo de Santa Catarina e a fase de recursos está em andamento.
Itapoá se consolida entre os líderes nacionais
O desempenho do Porto Itapoá em 2025 comprova que a estratégia está no caminho certo. Somente em julho, o terminal movimentou mais de 73 mil contêineres e operou cerca de 60 navios — a segunda maior marca mensal do ano. A média mensal neste ano está em aproximadamente 72 mil contêineres.
No acumulado de janeiro a julho, o porto movimentou cerca de 500 mil contêineres, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2024. Também houve aumento de 17% no número de navios operados.
O bom desempenho se reflete no ranking da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que posiciona o Porto Itapoá como o terceiro maior movimentador de contêineres do país, atrás apenas dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Além dos volumes expressivos, julho também foi marcado por recorde histórico de movimentações nos gates do terminal, com mais de 57 mil transações registradas — média de 1.860 por dia.
Investimentos recentes reforçam a liderança
Em abril deste ano, o Porto Itapoá entregou um novo pátio com 200 mil m² e um armazém de 8 mil m², parte de um pacote de R$ 815 milhões em obras e equipamentos. Com isso, o terminal passou a operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil.
A chegada de um novo scanner de última geração também reforça o compromisso com a segurança e eficiência. O porto já contava com dois equipamentos e agora amplia sua capacidade de fiscalização e controle de cargas.
Conclusão
O Porto Itapoá vive um momento histórico. Com planejamento estratégico, foco em inovação, sustentabilidade e eficiência, o terminal de Santa Catarina acelera sua expansão e se posiciona de forma sólida rumo ao protagonismo logístico na América Latina. A competitividade do porto não é apenas uma promessa — é uma realidade que se traduz em números, tecnologia e impacto positivo para o comércio exterior brasileiro.
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