Cidade que mais cresce em SC amplia participação no ICMS em 2026

Cidade que mais cresce em SC amplia participação no ICMS em 2026

0 curtidas

A prévia do ICMS para 2026 aponta um novo avanço para Itapoá, município que registra o maior crescimento proporcional de Santa Catarina nos últimos anos. Segundo os dados da Secretaria de Estado da Fazenda, o índice provisório de participação de Itapoá no tributo estadual subiu para 0,482, ante os 0,471 do ciclo atual. Esse índice define a fatia do imposto estadual que será destinada ao município no próximo ano.

Se o índice for confirmado em sua versão definitiva, Itapoá ganhará mais duas posições e alcançará a 38ª colocação no ranking estadual de retorno do ICMS. O crescimento reflete uma transformação consistente: entre 2010 e 2024, o município teve um aumento populacional de 134%, aproximando-se dos 35 mil habitantes — o maior crescimento proporcional registrado entre todas as cidades de Santa Catarina nesse período.

De acordo com os dados preliminares divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda, Itajaí segue na liderança estadual em participação no ICMS, com Joinville na segunda posição. Os índices definitivos devem ser divulgados em dezembro, com a atualização do ICMS Educação — componente que representa 12% da composição total do tributo e considera indicadores de desempenho da educação pública municipal.

No caso de Itapoá, a tendência é de mais um ano de avanço. Em 2010, a cidade aparecia apenas na 214ª colocação entre os então 293 municípios catarinenses, com um índice modesto de 0,089. Quatorze anos depois, projeta-se que Itapoá atinja a 40ª posição entre as 295 cidades do Estado, refletindo um salto significativo na sua relevância econômica e fiscal.

Esse resultado está diretamente ligado à entrada em operação do Porto Itapoá — terminal portuário privado inaugurado em 2011 — e ao forte ciclo de investimentos logísticos, imobiliários e turísticos que a cidade vem atraindo desde então. A construção civil também teve papel relevante nesse processo, alavancada tanto pelo setor portuário quanto pelo aumento do turismo e da migração urbana.

O cenário de crescimento deve se intensificar nos próximos anos. Está em fase de licenciamento ambiental um novo porto privado, que será construído pela Coamo Agroindustrial Cooperativa — um empreendimento que deve consolidar ainda mais o papel de Itapoá como polo estratégico de infraestrutura e exportações no Sul do Brasil.

  • #itapoá #lançamentositapoá #apartamentositapoá #imobiliáriaitapoá #despachanteitapoá #imoveisemitapoá #terrenositapoá

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar

Dados de Contato